Apresentação do Blog

Este blog tem como objetivo alcançar vidas, edificar irmãos e compartilhar bençãos; a princípio gostaria de vos saudar com a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus; se você esbarrou por acaso nesse blog, saiba que nada é por acaso, aqui há uma fonte de águas, se você está com sede e beber dessa água ela te saciará e você será uma fonte a jorrar para a vida eterna; e a você meu irmão vamos juntos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, sabendo que todo trabalho no Senhor não é vão; este blog é para você, que está buscando mais de Deus.

Sejam Bem vindos ao: BLOG ROSA FARIAS.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LIÇÃO 12 - AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL




Para esta lição elaborei versículos bíblicos, prepare os versículos em papeis e distribua entre os alunos, a medida que for sendo lido cada versículo o professor faz a explanação do texto, e discuta o assunto com os alunos.

INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos como o cristão deve encarar o casamento. Veremos ainda como as uniões mistas prejudicam o povo de Deus e porque o crente não se deve pôr num jugo desigual com os incrédulos.

A ORDEM DIVINA
• Êx 33.2 - Deus ordenou aos israelitas, após a saída do Egito, que não se misturassem às nações cananeias, pois estas eram idolátras e abomináveis aos seus olhos.
• Êx 32.9 – Aqui vemos que o povo era obstinado para pecar.
• Dt 7.1-6 – A ordem era clara e Israel não poderia ignorá-la, porque os casamentos mistos acabariam por quebrar a aliança divina, tornando o povo de Deus semelhante aos gentios.

EXEMPLO DE UM HOMEM QUE SE SUBMETEU AO JUGO DESIGUAL

• 1Rs11.1-8 – Salomão não observou os preceitos divinos. Ele uniu-se por casamento aos povos ímpios e pagãos, acerca dos quais o Senhor advertira a Israel que não fizesse aliança com eles. Salomão desobedeceu a Deus e levou Israel à ruína. Fica um alerta ao povo de Deus: Cuidado com as uniões que desagradam a Deus.

O CASAMENTO MISTO NO TEMPO DE ESDRAS
• Ed9.1-5 – Esdras fica sabendo que muitos israelitas casaram-se com mulheres heteias e faz oração e confissão a Deus.
• Ed10.1-6 – Os israelitas reconheceu sua transgressão, se arrependeu e tomam a dura decisão de corrigir seu erro, despedindo suas mulheres heteias com seus filhos.
• Ed10.10-12 – Esdras dá o ultimato ao povo de Israel, e eles aceitam suas determinações.

O CASAMENTO MISTO NO TEMPO DE NEEMIAS
• Ne13.23 –
Neemias observou que os judeus, após a volta do cativeiro babilônico, estavam caindo no mesmo pecado de Salomão.
• Ne13.24 – Por causa dos casamentos mistos, as famílias judaicas começavam a enfrentar um sério problema: a perda de todas as suas referências culturais e espirituais. O que nos leva a crê que as mulheres asdoditas exerciam mais influências sobre os filhos dos judeus do que os seus próprios pais. Se as crianças não falavam o hebraico, isto significava que não estavam sendo educadas no caminho de Deus, mas criadas como pagãs. Isso enfureceu Neemias, não apenas pela quebra do voto, mas porque as crianças seriam incapazes de partilhar da adoração em Israel, ou aprender eficazmente a Lei; consequentemente, não estariam aptas a transmitir a fé aos filhos que viriam a ter, e assim estaria em risco a futura unidade espiritual da nação israelita.
• Ne13.25 – Neemias se ira e contende com o povo.
• Ne13.26 - Neemias traz a memória do povo as consequências dos casamentos mistos de Salomão, onde as mulheres exerceram uma forte influência sobre sua vida espiritual e o fizeram se prostrar e adorar a outros deuses.
• Ne13.27 – Neemias alerta os israelitas que eles estavam caindo no mesmo erro e fadados as mesmas influências e consequências.
• Ne13.28 – O motivo desses relacionamentos pode ter sido a paixão, é claro, porém é mais provável que os israelitas tiveram os olhos na oportunidade que esses uniões traziam, dinheiro, prestígios ou alguma outra forma de lucro mundano.
• Ne13.29-31 – Esdras, fizera-os romper com os casamentos mistos, por serem totalmente contrários à vontade de Deus. Neemias não foi tão longe, mas decidiu pela não proliferação e a não recorrência. Este foi um compromisso de estadista. Neemias, sabiamente, não quis fender a comunidade mais que o necessário; apenas requereu uma promessa ajuramentada de que não mais haveria casamentos mistos.

• AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL
• Am3.3 –
“Jugo desigual” é uma expressão que representa uma incompatibilidade incorrigível, que só trará prejuízo para o cristão.
• 2Co6.14-18 – É bom lembrar que não existe apenas a incompatibilidade religiosa. Há também a social, a etária, a cultura, a relativa à saúde etc. Tudo isso deve ser observado.

• Você gosta de matemática? As suas regras e operações não falham! E, nesse caso, vou recorrer a ela para lhe mostrar como o “jugo desigual” é perigoso:

Operação Resultado
+ com + +
- com - +
+ com - -
- com + -


Percebeu? O sinal de positivo representa o cristão, o filho de Deus, e o negativo, o que não teme ao Senhor. Sinais diferentes sempre resultam em negativos! O fato de menos com menos ser igual a mais significa que as pessoas do mundo podem viver relativamente felizes segundo os padrões do mundo. Mas o mesmo não acontece quando o crente se une ao descrente, pois a tendência, biblicamente falando, é que este faça com que aquele se prejudique.

• Dt 22.10 -
Está escrito: “Com o boi e com o jumento juntamente não lavrarás”. Imagine a cena: um boi de um lado e um jumento do outro. No meio dos dois, o arado. Como ficaria esse arado? Torto. A terra seria arada? Claro que não! Antes de começar um namoro, verifique se não há incompatibilidades. A mais perigosa é a espiritual (2 Jo vv.10.11), haja vista os servos de Cristo serem filhos de Deus, e os que não temem ao Senhor, filhos do diabo (1Jo 3.10)! O que você acha da ideias de ter o Diabo como sogro?

UMA COMPARAÇÃO ENTRE MALAQUIAS E NEEMIAS

Essa comparação mostra que ambos tratam de assuntos parecidos:

• Perversão do sacerdócio -
( Ml 1.6-9; Ne13.4-9)
• Casamentos mistos - (Ml 2.11-16; Ne13.23-27)
• Problemas na sociedade - (Ml 3.5; Ne5.1-13)
• Desobediência aos princípios relativos às ofertas - (Ml 8.8-11; Ne 13. 10-14)

CONCLUSÃO
A piedade é para ser modelada na família, a fé é transmitida na família, e a Igreja é formada por famílias; então a semelhança de Neemias, sejamos fiéis em persistir em proceder corretamente. Devemos conservar a vida familiar forte, saudável e piedosa. A família é um assunto de primordial interesse. É fácil cair na armadilha do pecado ao fazer concessões (tais como casamentos com descrentes), mas escapar das consequências desse pecado pode ser difícil.

Boa Aula!

Rosa Farias

Fonte de Pesquisa: Livro “Perguntas Intrigantes que os Jovens Costumam Fazer” – (de Ciro Sanches Zibordi); Livro “Neemias – Paixão pela fidelidade” – (de J.I.Packer); Bíblia da Mulher – Ed. Mundo Cristão.

Nenhum comentário: