Apresentação do Blog

Este blog tem como objetivo alcançar vidas, edificar irmãos e compartilhar bençãos; a princípio gostaria de vos saudar com a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus; se você esbarrou por acaso nesse blog, saiba que nada é por acaso, aqui há uma fonte de águas, se você está com sede e beber dessa água ela te saciará e você será uma fonte a jorrar para a vida eterna; e a você meu irmão vamos juntos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, sabendo que todo trabalho no Senhor não é vão; este blog é para você, que está buscando mais de Deus.

Sejam Bem vindos ao: BLOG ROSA FARIAS.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AO CARO PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA

Ser professor da Escola Dominical é uma responsabilidade grande. Às vezes o peso desta responsabilidade inibe o professor ao ponto de não se sentir capacitado a exercê-la. Lembre-se que capacita é Deus, pela sua graça. Ele escolhe quem deseja (1Co 1.26-31; 3.10; Fp 2.13). Procure então preparar-se, orando, jejuando, estudando a lição e usando sua Bíblia.
Fazendo isto no decorrer da semana, você se sentirá seguro no domingo, não deixando margem para divagações. Se na sua classe há um rodízio de professores, procure se informar sobre as aulas passadas, pois há uma sequência nas lições.
Inicie com uma oração; interceda pelos irmãos enfermos, que estão ausentes; e visite-os. Dê a lição permitindo a participação dos alunos. Estimule a participação daqueles mais introvertidos. Não deixe a lição tomar todo o tempo. Peça a Deus criatividade e reserve alguns minutos para uma brincadeira com o grupo. Isto será muito importante para estimulá-los na frequência à escola Dominical.
A motivação é essencial no processo de aprendizagem. Por isso, é importante que o professor conheça seu aluno e descubra suas necessidades.
Anote cada ideia nova que tiver e organize todo seu material com antecedência.
Sempre que for possível, dê tarefas extras para seus alunos: redação, pesquisa, entrevista, etc. Recompense em aula os melhores trabalhos ( uma caixa de bombom por exemplo).
Humildade sempre é bom; por isso peça sugestões a outras pessoas.
Ninguém melhor do que você mesmo para saber o que é bom para sua turma. Lembre-se deles ao preparar a sua lição, se isto ou aquilo vai se encaixar com faixa etária, e outras necessidades deles. Seja sensível aos acontecimentos em sua volta para trazer em pauta nas aulas quando possível, e assim fazer a turma refletir e discutir o assunto; a propósito discursão de um tema sempre é bom, pois trás aprendizado através da reflexão; mas lembre-se de estar no controle, dominando o assunto em pauta e trazendo sempre à luz da Bíblia.
Uma boa estratégia para que eles não se cansem, é fazer com que participem ativamente da aula, quer fazendo perguntas, quer contando experiências. Assim você estará ajudando a que cheguem a tirar suas próprias conclusões.
Começe seu estudo no início da semana e procure preparar todo o material que vai precisar, com antecedência. Não esqueça de fazer seu esboço da lição frisando o que é mais importante para seus alunos para não se esquecer na hora.
Lembre-se que o melhor preparo é o seu com Deus. Por isso, todos os dias, medite na Palavra de Deus e ore. Tenha um período de no mínimo 20 minutos diários de oração a esse respeito. E interceda por seus alunos individualmente, com fé e confiança.
Isto sem dúvida lhe capacitará a dar uma aula ungida, de maneira que Deus possa falar através de suas palavras.
Procure os que estão ausentes sem motivo aparente e anime-os a voltar a frequentar as aulas.
Mesmo que você já conheça o assunto a ser dado, não confie nisto, volto a dizer prepare-se para expor a matéria.
A causa de muitos professores fracassarem é a confiança em demasia nos seus conhecimentos.
Abra a Bíblia e estimule-os a abrir; isto fará com que eles desenvolvam o aprendizado da sequência dos livros da Bíblia e agilidade para encontrá-los.
Sempre chegue cedo, organize todo seu material; procure conversar com os que chegam cedo. É muito importante conhecer seus alunos e ganhar a confiança deles; e dê atenção aos visitantes.
Aplique em sua própria vida, antes de passar para os outros, aquilo que você aprendeu, e então terá melhor êxito em suas aulas.
Há! Ainda no campo da motivação, não aborde só a audição, dando aulas tão somente expositivas; explore o visual, o tato, o olfato e porque não o paladar. Você pode estar pensando paladar? É, isso mesmo que vocês leram, deixem-me dar um exemplo: Em uma aula cujo tema era a palavra de Deus, distribui saquinhos com balas de mel com o versículo do Salmo 119.103 que diz: “ Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”; e falei que assim como aquela bala era doce em nossa boca assim é a Palavra de Deus; dinamize suas aulas a todo o custo; volto a frisar o quanto isto é importante pros seus alunos.
Se você não tem uma secretária de turma maravilhosa como a minha que pensa em tudo; você tem que lembrar das lembrancinhas de aniversários e datas comemorativas, bem como poesias, textos e dramatização quando possível referentes a essas datas.
Invista no seu ministério comprando, a Revista do Ensinador Cristão, bíblias de estudo, dicionário bíblico, atlas, concordância, etc.
Lembre-se que, como professor(a) da Escola Dominical, você esta exercendo o ministério de ensino em sua igreja (Ef 4.11).
Então exerça-o com dedicação e oração, sabendo que Deus não é injusto para se esquecer da sua participação na sua obra (1Co 15.58; Hb 6.10).
Não desperdice uma oportunidade para pregar e ensinar a Palavra.Cada aula é uma oportunidade.
Alguns professores, por não se prepararem bem durante a semana, ocupam seu tempo de aula contando historinhas ou mesmo suas experiências passadas, e não dedicam o tempo necessário a estudo da lição; deixe isso para os alunos, porque se você conta as suas experiências e os alunos também, o tempo da aula voa, e você não atinge os objetivos da aula.
Lembre-se que Deus tem compromisso com a sua Palavra. Então estude e se prepare. Leve seu ministério a sério. Leia a bíblia diariamente. Ore sempre por sua classe.
Estabeleça um dia de jejum por seus alunos e por você para que Deus faça próspero o seu ministério. Estabeleça alvos para alcançar seus propósitos em sala de aula. Exemplo: Levá-los a ler a bíblia diariamente; fazê-los buscar o batismo com Espírito Santo, etc.
Pare e pense: Qual o seu objetivo como professor da Escola Dominical?
Estabeleça prioridades. Deus o ajudará.
Seus alunos perceberão se você se preparou ou não. Jamais permita que eles sintam insegurança em você.
Isto vai enfraquecer a motivação deles de acompanhar suas aulas e de aceitar seus ensinamentos.
Não deixe que seus problemas particulares interfiram e comprometam o resultado de sua aula. Demonstre segurança e satisfação na execução do seu trabalho.
A cada fim de trimestre faça uma recapitulação rápida com perguntas sobre as últimas lições estudadas.

ROSA FARIAS
Professora de Escola Dominical na classe de adultos. Assembleia de Deus em Jatiúca. Maceió - AL

Nenhum comentário: