Apresentação do Blog

Este blog tem como objetivo alcançar vidas, edificar irmãos e compartilhar bençãos; a princípio gostaria de vos saudar com a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus; se você esbarrou por acaso nesse blog, saiba que nada é por acaso, aqui há uma fonte de águas, se você está com sede e beber dessa água ela te saciará e você será uma fonte a jorrar para a vida eterna; e a você meu irmão vamos juntos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, sabendo que todo trabalho no Senhor não é vão; este blog é para você, que está buscando mais de Deus.

Sejam Bem vindos ao: BLOG ROSA FARIAS.

domingo, 8 de novembro de 2009

A prosperidade dos maus



Por:Rosa Farias

Há mais uma coisa sem sentido na terra: justos que recebem o que os ímpios merecem,e ímpios que recebem o que os justos merecem.Isto também, penso eu,não faz sentido.(Ec 8.14 NVI)

O pregador indagou porque o mundo é tão cheio de iniquidade. Porque o perverso prospera e o justo sofre? Normalmente o que esperamos é que aqueles que servem a Deus serão prósperos e felizes,enquanto os que rejeitam, e não servem a Deus não serão abençoados. Na realidade quando paramos para observar,vemos que não confirma a regra que esperamos que seja. Pessoas boas passam por dificuldades,enquanto os perversos continuam a fazer o mal sem sofrer tribulações.

Em Dt 4.40 NVI está escrito: Obedeçam aos seus decretos e mandamentos que hoje eu lhes ordeno,para que tudo vá bem com vocês e com seus descendentes,e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor,o seu Deus,lhes dá para sempre.

E em Dt 5.29 NVI diz: Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre.

E em Dt 5.32,33 NVI: Por isso,tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor,o seu Deus,lhes ordenou;não se desviem,nem para direita,nem para a esquerda. Andem sempre pelo caminho que o Senhor,o seu Deus,lhes ordenou,para que tenham vida,tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

E ainda Dt 28.1,2 NVI: Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor,o seu Deus,e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou,o Senhor,o seu Deus,os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bençãos virão sobre vocês e os acompanharão,se vocês obedecerem ao Senhor,o seu Deus.

Segundo essa Palavra,viver corretamente e fazer o bem trás bençãos de prosperidade nesta vida. E fazer o mal só trará sofrimento nesta vida. Embora esses versículos contido em Deuteronômio nos revela que nós colhemos aquilo que semeamos,sabemos que existem exceções. Coisas ruins acontecem para pessoas boas,e os maus nem sempre recebem,de imediato,a punição que merece.
Isto porque sob a perspectiva divina o sofrimento humano tem outra dimensão;se na visão humana:
.Teremos de passar por várias provações (1Pe1.6); .Sofrer com as injustiças de autoridades (1Pe2.18); .Sofrer por fazer o que é justo (1Pe 3.14); .Sofrer por determinar-se a resistir aos desejos carnais (1Pe 4.1); .Sofrer com as perseguições religiosas (1Pe4.12-14); .Sofrer por causa do fogo purificador de Deus com vistas ao crescimento espiritual (1Pe 4.19); .E ainda sofrer com os ataques de Satanás (1Pe 5.8).

Na perspectiva divina:
.Temos que nos alegrar com os sofrimentos,pois elas são temporárias (1Pe 1.6); .Silenciar as pessoas más pela prática do bem. Seguindo o exemplo de Cristo (1Pe 2.21); .Estar pronto para dar testemunho de nossa fé (1Pe 3.15); .Desistir de ocupações carnais (1Pe 4.2); .Ser participante dos sofrimentos de Cristo (1Pe 4.13-14); .Dedicar nossa vida a Deus;Ele é fiel (1Pe 4.19); .E por fim resistir a Satanás;ficar firme na fé (1Pe 5.9).

O livro de Jó trata do mistério do sofrimento do justo. Segundo Jó,o mistério da iníquidade da vida só pode ser superado pela fé,não pela razão.
Não podemos suportar o sofrimento exigindo saber o PORQUÊ;mas podemos contentar-nos ao saber que DEUS está no controle (Rm 8.28-30);
.Não devemos distanciar-mos de Deus;porém devemos reconhecer que ele está conosco (Hb 13.5) e orar ainda mais (1Pe 5.6-7); .Também melhor não distanciar-mos dos outros e sim manter a comunhão com os nossos irmãos crentes (Hb 10.24-25); .É uma forma errada decidir os limites de sua capacidade de suportar;pois Deus é quem determina e conhece nossos limites (1Co 10.13); .Impacientar-se com Deus não leva a nada;o melhor é esperar por seu tempo perfeito (Sl 31.14-15); .Buscar suas próprias soluções (Pv 14.12) é um caminho errado,bom é confiar na orientação do Senhor (Pv 3.5-6); .Alguns estregam-se ao desespero;entretanto esperar no Senhor (Sl 27)ainda é a melhor pedida; .Não iluda-se;busque a verdade (Jo 8.32); .Nem entregue-se a seus desejos;mas mantenha-se puro (1Pe 2.11-12); .Não fique com raiva;porém domine a sua raiva (Tg 1.19-20); .E evite o máximo ficar deprimido (Sl 73); .Deposite as suas esperanças no Senhor (Jó 13.15).

O Salmista Asafe expressou sua fraqueza no Salmo 73,seus pés quase escorregaram,ele quase se desviou dos caminhos do Senhor (Sl 73.2-3);ele tirou os olhos de Deus e passou a olhar a prosperidade dos ímpios e teve inveja dos perversos que,na sua visão,nunca eram punidos por mau procedimento (vs.4-14). A vida não é justa dizia ele. Mas o Salmista pôs-se a refletir sobre a fé ao entrar no santuário para adorar a Deus (vs.15-17). Ele fez uma avaliação sincera e viu como o ímpio,ao final,é destruído (vs.18-20),e então começou a louvar a Deus de todo coração (vs.25-28). Asafe não recebeu uma resposta convincente para a questão do mal,mas sim uma grande convicção da presença de Deus.

A questão não é se Deus vai recompensar o justo e castigar o perverso,mas quando ele vai fazê-lo. Quer aconteça mais cedo,quer mais tarde,na terra ou no céu,as recompensas serão dadas no tempo perfeito de Deus.

Fique com esse consolo irmão Deus não tarda e nem falha,Deus é justo e fiel e ele vela por ti e supre todas as tuas necessidades;verdadeiramente tudo é no tempo perfeito de Deus;e Ele ainda está no controle do universo,nada foge de suas mãos.

Nenhum comentário: