Apresentação do Blog

Este blog tem como objetivo alcançar vidas, edificar irmãos e compartilhar bençãos; a princípio gostaria de vos saudar com a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus; se você esbarrou por acaso nesse blog, saiba que nada é por acaso, aqui há uma fonte de águas, se você está com sede e beber dessa água ela te saciará e você será uma fonte a jorrar para a vida eterna; e a você meu irmão vamos juntos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, sabendo que todo trabalho no Senhor não é vão; este blog é para você, que está buscando mais de Deus.

Sejam Bem vindos ao: BLOG ROSA FARIAS.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Resiliência - Algumas dicas práticas para trabalhar ela em sua vida.


Resiliência

A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades

Fatores

Administração das emoções

Refere-se à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Ressalta que pessoas resilientes quanto a esse fator são capazes de utilizar as pistas que leem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a autorregulação. Segundo esse autor, quando essa habilidade é rudimentar, as pessoas encontram dificuldades em cultivar vínculos e, com frequência, desgastam no âmbito emocional aqueles com quem convivem em família ou no trabalho.

Controle dos impulsos

Um segundo fator é o controle de impulsos, que se refere à capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema neuromuscular (nervos e músculos). É a aprendizagem de não se levar impulsivamente pela experiência de uma emoção. O autor explicita que as pessoas podem exercer um controle frouxo ou rígido do seu sistema muscular, visto que esse sistema está vinculado à regulação da intensidade das emoções. Dessa forma, a pessoa poderá viver uma emoção de forma exacerbada ou inibida. O controle de impulso garante a autorregulação dessas emoções ou a possibilidade de dar a devida força à vivência de emoções, tornando o grau de compreensão do autor mais sensivel e apurado mediante a situação.

Otimismo

Um terceiro fator é otimismo. Nesse fator, ocorre na resiliência a crença de que as coisas podem mudar para melhor. Há um investimento contínuo de esperança e, por isso mesmo, a convicção da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das mãos.

Análise do ambiente

O quarto fator é a análise do ambiente. Trata-se da capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presente no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro ao invés de se posicionar em situação de risco.

Empatia

A empatia é o quinto fator que constitui a resiliência, significando a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos).

Autoeficácia

Autoeficácia é o sexto fator, que se refere à convicção de ser eficaz nas ações propostas.

Alcance de pessoas

O sétimo e último fator constituinte da resiliência é alcançar pessoas. É a capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas para viabilizar soluções para intempéries da vida, sem receios e medo do fracasso.


Algumas dicas práticas para trabalhar a resiliência:

Tenha um foco de vida e mantenha-se alinhado a ele. Isto lhe dará motivação para superar eventuais obstáculos.
Procure ter uma visão mais ampla das situações, pesando pontos fortes e fracos antes de tomar uma decisão.
Evite ser imediatista e procure ser mais ponderado.
Faça algo que lhe relaxe a mente e o corpo.
Divida seu tempo entre trabalho, família e lazer: é importante ter um pouco de cada para alcançar o equilíbrio.
Reserve um tempo para você. Com freqüência.
Seja otimista e tenha uma visão positiva da vida.
Assuma riscos, sabendo que isso faz parte da vida. Nada mais é seguro hoje - ninguém sabe o que acontecerá amanhã.
Tenha bom humor e cerque-se de coisas no trabalho que o ajudem a mantê-lo.
Permita-se achar ruim, abater-se, desmotivar-se. Mas em seguida busque o equilíbrio, recupere-se e não perca sua essência.


MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA NA VIDA MODERNA

EM CASA
Barulho e bagunça feitos por filho

Reação comum Irritação, gritos repreensivos, tapas "educativos".Atitude resiliente Espere o auge da irritação passar. Explique que há regras na casa e que elas ajudam a viver em paz sob o mesmo teto. Repita quais são elas.

Empregada doméstica que quebra louça, queima roupa...

Reação comum Queixas e escândalos freqüentes.Atitude resiliente Se você tiver receio de perder a empregada, e por isso não tem uma conversa franca com ela expondo sua insatisfação, tente superar esse temor em benefîcio de si próprio. Lembre-se que ninguém é insubstituível. Também avalie se deve reservar algum tempo para treiná-la.

Vizinhos (barulho/ intromissão, etc.)

Reação comum Querer "tirar satisfações" e até agressões. Atitude resiliente Ouça os argumentos do outro e apresente os seus. Tente o acordo. Se não der, pense em recorrer ao Tribunal de Pequenas Causas.

NO TRABALHO
Pressão por cumprimento de prazo


Reação comum Stress, mal-estar com a chefia.
Atitude resiliente Avalie seu grau de organização, faça mudanças na lista de prioridades do que tem a fazer, reveja seus padrões de qualidade.
Chefe de temperamento difícil, que grita
Reação comumFalar manso acreditando que isso o acalmará. É um equívoco e você corre o risco de passar por fracote. Atitude resiliente Seja firme, sem gritar. Defenda seu ponto de vista sem exibicionismo e sem expor as "neuroses" do chefe.

A aplicação do conceito de resiliência ajuda a encontrar boas soluções para situações adversas. Para tanto, deve-se ver os obstáculos como desafios. Observe como se expressa o modo resiliente no dia-a-dia

Lidar com colegas que se consideram melhores do que os outros

Reação comum Inveja e maledicência. Atitude resiliente Considere o real valor da pessoa e ignore o estrelismo. Imagine que na testa dela está escrito: "preciso ser assim para sobreviver". E entenda que isso é problema dela, não seu.

Não ter a promoção esperada
Reação comum Sentir-se injustiçado e desvalorizado. Atitude resiliente Observe a conjuntura profissional. Quais são as prioridades dos seus chefes? Se você não está entre elas, crie um contexto mais favorável. Se quiser continuar na empresa, procure deixar seu valor mais evidente. Caso contrário, busque outro lugar.

NA RUA
Fechada no trânsito


Reação comum Xingamentos, perseguição ao outro motorista Atitude resiliente Os atos no trânsito refletem seu estado emocional. Se a raiva for intensa, pode indicar grande tensão. Avalie meios de relaxar.

Trânsito engarrafado

Reação comum Nervosismo, desconforto. Atitude resiliente Procure horários, caminhos e meios de transporte opcionais. Pode-se aderir a movimentos que discutem propostas para as cidades.

Batida no carro

Reação comum Culpar o outro Atitude resiliente É do seu interesse que haja discussão? Seja breve e objetivo: veja se tem alguém que precisa ser socorrido, cheque os danos e como serão reparados. E pronto.

Atraso de avião


Reação comum Bate-boca com atendentes do balcão. Atitude resiliente Reivindique os seus direitos educadamente, mas com veemência. Por exemplo, exija que paguem um bom hotel, se o atraso o obrigar a dormir na cidade. Tenha paciência com o que não pode ser corrigido no momento.

Gente que fura fila

Reação comum Xingamentos, discussões e, às vezes, agressão física. Atitude resiliente Reclamar junto aos responsáveis (se houver). Diga ao espertinho que ele pode não ter visto, mas o final da fila é lá atrás.

Assédio

Reação comum Mal-estar, ojeriza, ódio. Atitude resiliente Dialogar claramente para colocar limites e mostrar a necessidade de ser tratado com mais respeito. Reclame às autoridades.

Atraso médico

Reação mais comum Mau humor, cansaço. Atitude resiliente Conversar com o profissional sobre o fato de que você também depende de horários. Se ele não mudar, troque de médico.

NO SHOPPING
Ladrão de vaga no estacionamento


Reação comum Reclamação e busca de outra vaga. Atitude resiliente Diga à pessoa que ela pode ter se enganado, pois você aguardava a vaga. Peça que retire o carro. É raro dar certo, mas diminui a irritação.

Vendedor muito insistente


Reação comum Ficar ouvindo tempo demais antes de recusar. Atitude resiliente Diga "não" com firmeza e calma uma única vez, sem dar ouvidos à insistência.

Incidente no estacionamento (roubo, batida ou arranhão)

Reação comum Chama-se o gerente e nada se resolve. Atitude resiliente Não perca tempo. Comunique ao gerente, faça boletim de ocorrência e procure o Tribunal de Pequenas Causas.

NO RESTAURANTE
Garçom que atende mal


Reação comum Queixar-se com o garçom e mandar chamar o gerente. Atitude resiliente Pedir outro garçom em geral desperta o corporativismo. Peça a conta no ato e informe ao gerente que foi mal atendido.

NO CINEMA
Gente conversando


Reação comum Pedir silêncio. Atitude resiliente Se puder, troque de lugar. Se não der, peça silêncio. Caso o incômodo continue, chame o gerente.

NO TELEFONE
Chamada de telemarketing


Reação comum Recusa ao produto, mas com dificuldade para desligar. Atitude resiliente Agradeça a oferta e desligue antes de um novo argumento da outra parte.

Dificuldade para reclamar de um serviço
Reação mais comum Nervosismo. Atitude resiliente Faça uma queixa junto à ouvidoria do serviço. Vá ao Procon.

NA VIDA PESSOAL
Pressão por corpo perfeito


Reação comum Exageros na dieta, nos exercícios. Atitude resiliente Avaliar se tem energia suficiente para cumprir um programa de emagrecimento orientado por especialistas.

Dificuldade de dizer não

Reação comum Aceitar tarefas ou assumir opiniões sem querer. Atitude resiliente Tenha seu tempo. Explique sua posição com clareza até conseguir soltar o "não"

Separação conjugal

Reação comum Sensação de inadequação, raiva. Atitude resiliente O que você gosta de fazer sozinho? Permita-se reencontrar o que lhe dá prazer.

Morte de ente querido

Reação comum Sensação de desamparo, depressão. Atitude resiliente Compartilhe lembranças com as pessoas próximas, permita-se chorar e receber carinho.

Perda de emprego

Reação comum Sentir-se ultrapassado. Atitude resiliente Trace uma estratégia de contatos e avise que está disponível para novos desafios. Se puder, faça cursos de aperfeiçoamento.

NO COMPUTADOR
Pane


Reação comum Raiva, desespero Atitude resiliente Respire fundo e não deixe curiosos mexerem no aparelho. Acione o fabricante ou uma empresa credenciada. E lembre-se que é sempre preciso fazer backup.

Falhas de internet

Reação comum Irritação. Atitude resiliente Se for urgente, descubra onde há uma lan house nas imediações. E procure melhores provedores.

Fonte: Elko Perissinotti, psiquiatra do HC/SP
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte:Catho online.

Nenhum comentário: